Fibromialgia
Descrição
Síndrome reumática comum, não articular, caracterizada por mialgia e pontos múltiplos de dor muscular focal à palpação (pontos desencadeantes). A dor muscular é tipicamente agravada por inatividade ou exposição ao frio. Esse estado, freqüentemente é associado com sintomas gerais, como distúrbios do sono, fadiga, rigidez, CEFALÉIAS e ocasionalmente DEPRESSÃO. Há uma sobreposição significativa entre fibromialgia e SÍNDROME DE FADIGA CRÔNICA. A fibromialgia pode surgir como um processo de doença primário ou secundário. É mais freqüente em mulheres de 20 a 50 anos de idade. (Tradução livre do original Síndrome de Fadiga Crônica;
Também conhecido como
Fibrosite - Reumatismo Muscular - Síndrome da Dor Miofacial Difusa
Perguntas respondidas
-
Deve fazer acompanhamento com reumatologista e ortopedista.
-
O reumatologista é o profissional ideal pra acompanhar sua esposa. A fibromialgia é uma doença que além de causar dores difusas pelo corpo, causa prejuízo no sono, e várias outras queixas como irritação, choro fácil, sensação de dormência e inchaço em mãos e pés, alteração intestinal, etc. O tratamento consiste em terapia medicamentosa e exercício físico.
-
Entendo como pode ser angustiante ver alguém que amamos sofrer tanto com os sintomas da fibromialgia, especialmente quando o tratamento parece não avançar. A fibromialgia é uma condição complexa, que não afeta apenas o corpo, mas também a mente e as emoções, exigindo uma abordagem integrada que vá além dos medicamentos.
O sofrimento prolongado pode gerar sentimentos de desesperança, tanto para quem enfrenta a dor quanto para quem acompanha de perto. Nesse cenário, além do acompanhamento médico, é fundamental considerar o impacto emocional que a condição tem causado. Será que as dores físicas também estão comunicando algo sobre as dores emocionais? O corpo, muitas vezes, expressa aquilo que as palavras não conseguem dizer.
Recomendo buscar uma abordagem multidisciplinar que combine cuidados médicos com um espaço terapêutico, como a psicanálise, para ajudar a sua esposa a elaborar o que sente e como lida com a doença. Muitas vezes, a escuta atenta e acolhedora pode trazer alívio e novas perspectivas, especialmente quando as dores físicas estão tão entrelaçadas com as vivências emocionais. O caminho pode ser desafiador, mas com apoio e paciência, é possível encontrar formas de ressignificar esse sofrimento e conquistar uma melhor qualidade de vida.
-
Fibromialgia é sintoma. Entenda que muitos classificam como doença, mas na verdade ela reflete uma alteração sistêmica inflamatória. Temos que identificar o que está gerando essa sintomatologia. E saber o que pode causar. A qualidade de vida é certa.
-
Em alguns casos sim, precisa fazer atividades físicas e tomar remédios constantemente.